quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Programação do curso



APRESENTAÇÃO

Steven Spielberg é um dos diretores mais (re)conhecidos do cinema mundial desde a metade dos anos 70 com o lançamento de Tubarão, que explodiu para o mundo e criou o conceito de blockbuster. O sucesso estrondoso daquele filme (que estava fadado ao fracasso) redesenhou uma nova Hollywood, que mudou sua forma de encarar o mercado, buscando uma aproximação com platéias mais jovens, distantes do cinema clássico que imperava até então.

Passados quase 40 anos da entrada de Spielberg no cenário do cinema mundial, o cineasta hoje é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos, seja como diretor, seja como produtor.

Sem dúvida, uma das personalidades mais influentes da história do cinema, Steven Spielberg é, para muitos, o melhor diretor da atual Hollywood, e um dos mais ricos e poderosos cineastas do mundo. Spielberg possui inúmeros sucessos de bilheteria, e é aclamado pela crítica por seu trabalho como diretor, produtor e escritor. O grande Stanley Kubrick, que era amigo pessoal de Spielberg, sempre admirou e respeitou a capacidade de comunicação que os seus filmes exercem nas plateias. Hoje Steven Spielberg é o realizador que mais possui produções na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute (AFI), e é considerado por muitos, inclusive por críticos de renome, um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos.



OBJETIVOS

O curso O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, ministrado por Robledo Milani, fará um panorama do sobre a obra do cineasta que mudou o rumo do cinema contemporâneo, cuja filmografia transita do fantástico ao drama, do filme histórico aos projetos infantis, da aventura à ficção científica.


METODOLOGIA

Aulas expositivas, com análise da filmografia, exibição de trechos de seus filmes e discussão das principais características estilísticas e temáticas da obra do cineasta.


MINISTRANTE

Robledo Milani
Crítico de cinema, publicitário e produtor de TV, com atuação em rádio, jornal, internet, revista e televisão. Sócio-proprietário da agência de comunicação Phosphoros Novas Ideias e editor do site “Papo de Cinema”, membro fundador da ACCIRS (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) e integrante da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).



CONTEÚDOS

O curso abordará o cineasta Steven Spielberg sob dois aspectos: a Fantasia e o Real.

1º Encontro
Spielberg - Fantasia


As origens familiares; os faturamentos astronômicos; o surgimento do conceito "blockbuster"; as sequencias e seu trabalho como produtor. As suas influências como cineasta; o papel dos efeitos especiais; os grandes personagens que criou; o encantamento que seus filmes provocam; o deslumbramento de suas criações; a importancia da imagem e os temas em comum. Os atores que lhe são fieis (Harrison Ford, Tom Cruise, Richard Dreyfuss), e um pouco sobre o novo filme da vertente fantasia: As Aventuras de Tintin.

Tubarāo / Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Os Caçadores da Arca Perdida / E.T. O Extraterrestre / Indiana Jones e o Templo da Perdiçāo / Indiana Jones e a Última Cruzada / Hook, A Volta do Capitāo Gancho / Jurassic Park / O Mundo Perdido / A.I. - Inteligência Artificial / Minority Report / Guerra dos Mundos / Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal



2º Encontro
Spielberg - Real


O cineasta reconhecido e aplaudido pela crítica; a conquista do Oscar; o respeito dos estudiosos do cinema. Spielberg deixa de ser influenciado e vira influência. A origem judaica e sua ligação com os excluídos - representados também pelos negros. Seus atores favoritos (Tom Hanks); a unidade temática em torno da Guerra; O despertar como cineasta novato; a experiência do fracasso (1941) e um pouco sobre o novo filme da vertente realista: War Horse.

Encurralado / Louca Escapada / 1941 / A Cor Púrpura / Império do Sol / Além da Eternidade / A Lista de Schindler / Amistad / O Resgate do Soldado Ryan / Prenda-me se for Capaz / O Terminal / Munique



Curso “O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG” - de Robledo Milani
Datas: 22 e 23 de outubro (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Local: CineBancários (Rua Gen. Câmara, 424 – Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito / Débito on line (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377
Realização: Cena UM – Produtora Cultural
Apoio: Cinesystem / E O Vídeo Levou / Mundo Cult

Para efetuar a inscrição preencha o formulário abaixo ou acesse www.stevenspielberg.tangu.com.br

ATENÇÃO:
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ!
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema.













Um comentário:

  1. Amo esse diretor, mas só lamento que sua ousadia tenha se perdido quando ficou mais velho. O ultimo filme dele, ousado e corajoso, foi realmente Munique. Ainda espero por um filme que faça relembrar os bons e velhos tempos de um Spielberg ousado e corajoso.

    ResponderExcluir