domingo, 23 de outubro de 2011

Bergman - Inscrições abertas



Apresentação

Em 1997, celebrava-se o 50º aniversário do mais importante festival de cinema do mundo: o Festival de Cannes. Para essa ocasião única, os organizadores do evento decidiram atribuir uma Palma de Ouro especial – “A Palma das Palmas” – como reconhecimento póstumo à carreira de um destacado cineasta, não honrado anteriormente com o principal prêmio do festival. A escolha recaiu sobre o realizador sueco INGMAR BERGMAN.

Bergman nasceu no seio de uma família religiosa e temas essenciais ao ser humano como a morte, o pecado, o sentimento de culpa, os castigos físicos e morais; a existência, o silêncio, a negação, ou a manifestação de Deus foram abordados em inúmeros de seus filmes. O realizador soube como poucos, utilizar suas neuroses, obsessões, medos e fantasmas interiores, e transformá-las em arte, em material para uma obra cinematográfica das mais coerentes e penetrantes do cinema. No apogeu de sua criação artística mergulhou densamente em questões como a solidão do ser humano, a incomunicabilidade entre as pessoas, particularmente nas relações familiares e conjugais, e a crise proveniente da angústia existencial do homem na sociedade moderna.



Em quase 60 anos de carreira deixou como legado um conjunto de obras-primas onde se destacam O Sétimo Selo; Morangos Silvestres; Persona; A Hora do Lobo; Vergonha e Gritos e Sussurros, entres outras. Em diferentes enquetes de opinião realizadas entre críticos e historiadores de cinema do mundo, o cineasta sueco é reconhecido, não só como o mais importante de seu país, mas como um dos mais destacados diretores da história do cinema.



O curso

Talvez o melhor comentário sobre Ingmar Bergman tenha partido de Jean-Luc Godard: "O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipe. O diretor está só diante de uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia ser mais classicamente romântico".

Este é o mestre do cinema que será abordado no curso “Ingmar Bergman – O Cinema da Angústia Existencial”, ministrado pelo pesquisador e professor de História do Cinema, Jorge Roldán.



Metodologia

Exposição das várias fases da carreira de Ingmar Bergman, seus principais filmes, os temas recorrentes e o estilo fílmico que o levaram a ser considerado um dos expoentes da sétima arte; incluindo exibição e análise de trechos de filmes, que permitem situar a importância do cineasta sueco na história do cinema mundial

Conteúdo

1ª Aula
Explanação geral sobre a carreira de Ingmar Bergman. Definição das características das diversas fases da filmografia do cineasta, situadas no contexto da história do cinema.
Através da exibição e comentários de trechos de alguns de seus principais filmes, será dada uma ampla visão sobre suas influências da literatura e do cinema, sobre as peculiaridades que definem seu estilo cinematográfico e sobre os temas recorrentes de sua obra.
Os filmes abordados: Noites de Circo; O Sétimo Selo; Morangos Silvestres; A Fonte da Donzela; Através de um Espelho; Luz de Inverno; O Silêncio; Persona; A Hora do Lobo; Vergonha; A Paixão de Ana; Gritos e Sussurros; Cenas de um Casamento; A Flauta Mágica; Sonata de Outono e Fanny e Alexander.

2ª Aula
Exibição completa de um dos seus filmes fundamentais (título surpresa), seguido de explanação e debate.



Ministrante

Jorge Roldán
Pesquisador e professor de História do Cinema. Ministrou cursos sobre o cinema argentino; cinema italiano: e os cineastas Michelangelo Antonioni, Ingmar Bergman e Luchino Visconti. Curador e organizador de Mostras de Cinema em São Paulo, tais como: “Cinema Francês Pré-Nouvelle Vague”; “Mestres do Cinema Japonês”; “Cinema Policial Alemão”; “Saura: Música, Dança, Luz”; “Mostra Mestres do Cinema: Visconti – Hitchcock – Fellini – Rossellini – Pasolini – De Sica”. Articulista de textos de cinema e vídeo (Revista Cidade Nova); tradutor de textos de cinema; ensaísta da seção “Dossiê de Diretores” da Revista de Cinema e redator de textos de cinema para a Versátil Editora.



Curso
“INGMAR BERGMAN – O Cinema da Angústia Existencial” - de Jorge Roldán


Datas: 5 e 6 de novembro (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito / Débito on line (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377

Realização: Cena UM – Produtora Cultural
Apoio: Cinesystem – E O Vídeo Levou – Mundo Cult - Papo de Cinema

Para efetuar a inscrição preencha o formulário abaixo ou acesse www.ingmarbergman.tangu.com.br

ATENÇÃO:
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ!
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema.













Nenhum comentário:

Postar um comentário