segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Laboratório de Produção



APRESENTAÇÃO

O "Laboratório de Produção - Documentário de Criação - Turma 2", ministrado por Rafael Valles, no Museu da Comunicação (Porto Alegre), enfocará não somente uma análise, mas também uma prática que esteja inserida dentro da produção documental contemporânea. Seja a partir do estudo de documentários e artigos que aprofundem e problematizem o conceito de criação e autor no documentário, assim como a realização de exercícios e projetos dos alunos que coloquem em prática este tipo de produção. O curso se propõe a criar um espaço de reflexão crítica sobre a construção do real no documentário e a problematizar a posição do realizador neste processo.

NÃO É NECESSÁRIO NENHUM PRÉ-REQUISITO
PARA PARTICIPAR DESTA ATIVIDADE. 


OBJETIVOS

PRÁTICOS
  • Realizar um Documentário;
  • Elaborar projeto escrito de Documentário (de forma individual ou em grupos), visando postular futuros editais de fomento à produção documental;
  • Propor trabalhos práticos e saídas de campo que procurem exercitar a construção do olhar do realizador frente ao seu objeto de registro.


TEÓRICOS
  • Realizar uma revisão sobre a história do documentário, expondo suas tendências e diferentes formas de abordagem ao longo dos anos;
  • Analisar os conflitos existentes entre o olhar factual e o olhar poético, aprofundando um estudo sobre as construções estéticas e narrativas contidas no documentário:
  • Refletir sobre o uso das novas tecnologias no documentário, buscando entender como isso ajudou a redefinir suas formas de abordagem.




  
PÚBLICO ALVO

Aberto a estudantes, artistas, profissionais do meio cinematográfico e demais pessoas interessadas na realização de documentários e na construção da linguagem cinematográfica. Não existe a necessidade de contar com experiência cinematográfica prévia.

 
DATAS / CARGA HORÁRIA

O Laboratório de Produção - Documentário de Criação será desenvolvido em 12 aulas semanais, às segundas-feiras, das 19h30 às 22h. A atividade terá a duração de 30 horas / aula.

  • Início: 01/Setembro
  • Final: 17/Novembro




CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

    • A ontologia do cinema documentário;
    • Exposição e análise dos gêneros no cinema documentário: expositivo, reflexivo, interativo, observacional e poético;
    • A questão do “dispositivo” no cinema documentário;
    • A auto-referencialidade como paradigma na representação da realidade;
    • A problemática da representação do “outro” no cinema documentário;
    • A influência do suporte tecnológico no processo de criação cinematográfico;
    • A problemática do uso de arquivos audiovisuais na produção documental.




    METODOLOGIA

    O curso de desenvolverá em trabalhos práticos e teóricos relacionados ao cinema documentário, com ênfase no Documentário de Criação.

    Serão analisados artigos e conceitos responsáveis por expandir a compreensão sobre o que é Documentário, assim como a projeção de filmes paradigmáticos, que procurem aprofundar um entendimento na construção do "saber documental".



    QUESTÃO TÉCNICA / EQUIPAMENTOS

    O curso estará direcionado a assessorar a elaboração, realização e finalização dos exercícios e curtas-metragens realizados pelos participantes. O curso não disponibiliza equipamentos para a realização dos trabalhos práticos, cabendo, portanto, ao participante se responsabilizar pela questão técnica.

    Vale destacar que a questão técnica não será preponderante para o bom desenvolvimento do curso e desempenho dos participantes.

    O objetivo do Laboratório de Produção é ampliar o campo de conhecimento dos participantes quanto ao uso de procedimentos, linguagens, temas e formatos dentro do âmbito audiovisual. O uso de suportes audiovisuais das mais variadas procedências, como câmeras de vídeo (amadora ou semi-profissional), câmera fotográfica e cellar, entre outros, se tornarão importantes para a realização dos trabalhos práticos.


    Ministrante RAFAEL VALLES 

    Doutorando em Comunicação e graduado em Jornalismo pela PUC-RS. Mestre em Cinema Documentário pela Universidad del Cine (FUC), de Buenos Aires (Argentina), através do curso "Maestria em Cine Documental" e autor da tese "O Eu é um Outro - Um estudo sobre o ato performático no cinema documentário brasileiro contemporâneo".

    Realizou curtas-metragens de ficção, documentário e cinema experimental, que participaram de Festivais a nível nacional e internacional. Participou e ministrou, no Brasil e na Argentina, diversos cursos direcionados ao cinema documentário, entre os quais se destacam "O Que é Documentário?", pela Cena UM, e a docência nas disciplinas de Documentário 01 e Documentário 02, no Curso de Cinema da UNISUL (Santa Catarina). Atualmente é curador do CURTA.DOC, espaço web com acervo digital dedicado ao cinema documentário nacional e latino americano (www.curtadoc.tv), assim como está finalizando o livro "Fotogramas de la Memoria - Encuentros com José Martínez Suárez", sobre o cineasta argentino.


     
    VAGAS LIMITADAS


    "LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO:
    DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO - Turma 2"
    de Rafael Valles

    Início: 01 de Setembro de 2014 (12 encontros semanais, às segundas-feiras)
    Horário: 19h30 às 22h
    Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre)
    Investimento:
    • À vista: R$ 650,00 (Cartão de crédito ou Depósito bancário)
    • Parcelado: 1 + 3 de R$ 180,00 (Depósito bancário + Cheques)
    Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
    Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com.br

    Realização: Cena UM


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário