terça-feira, 25 de março de 2014

"Laboratório de Produção - Turma 2": Inscrições abertas



APRESENTAÇÃO

Por detrás de cada obra artística existe a construção de um olhar, que se particulariza a partir de uma construção íntima do realizador frente a um contexto sócio-histórico, ao seu objeto de registro e em relação a si mesmo como agente de um discurso. Realizar um documentário é muito mais do que “mostrar a realidade como ela é”. Por detrás de uma produção documental existe a construção de um olhar, a partir de uma relação íntima do realizador frente ao seu objeto de registro, a um contexto sócio-histórico e em relação a si mesmo como agente de um discurso. Ao aprofundar estas relações, não é por acaso que o chamado “Documentário de Criação” emerge atualmente como uma importante fonte de renovação dentro das narrativas cinematográficas.

No "Documentário de Criação" está em jogo não somente o "que" está sendo registrado, mas sobretudo o "como" registrar. Neste tipo de produção, ganha protagonismo as escolhas da abordagem que o realizador decide tomar frente ao seu registro e o "como" se confrontar com o real através da construção de um ponto de vista. Ao transitar em práticas relacionadas a um cunho mais poético e ensaístico, o "Documentário de Criação" procura ampliar sua própria abordagem documental, conseguindo assim distinguir-se de um registro mais expositivo e jornalístico que tanto o caracterizou nos seus primórdios.

O "Laboratório de Produção - Documentário de Criação - Turma 2", ministrado por Rafael Valles, no Museu da Comunicação (Porto Alegre), enfocará não somente uma análise, mas também uma prática que esteja inserida dentro da produção documental contemporânea. Seja a partir do estudo de documentários e artigos que aprofundem e problematizem o conceito de criação e autor no documentário, assim como a realização de exercícios e projetos dos alunos que coloquem em prática este tipo de produção. O curso se propõe a criar um espaço de reflexão crítica sobre a construção do real no documentário e a problematizar a posição do realizador neste processo.


NÃO É NECESSÁRIO NENHUM PRÉ-REQUISITO
PARA PARTICIPAR DESTA ATIVIDADE. 
 


 
OBJETIVOS

TEÓRICOS
 
  • Apresentar as especificidades contidas no documentário, procurando entender como o “documentário de criação” se insere neste contexto;
  • Realizar uma revisão sobre a história do documentário, expondo suas tendências e diferentes formas de abordagem ao longo dos anos;
  • Analisar os conflitos existentes entre o olhar factual e o olhar poético, aprofundando um estudo sobre as construções estéticas e narrativas contidas no documentário;
  • Refletir sobre o uso das novas tecnologias no documentário, buscando entender como isso ajudou a redefinir suas formas de abordagem.

PRÁTICOS
 
  • Realizar um documentário;
  • Elaborar projeto escrito de documentário (de forma individual ou em grupos), visando postular a futuros editais de fomento a produção documental;
  • Propor trabalhos práticos e saídas de campo que procurem exercitar a construção de um olhar do realizador frente ao seu objeto de registro.


  
 
PÚBLICO ALVO

Aberto a estudantes, artistas, profissionais do meio cinematográfico e demais pessoas interessadas na realização de documentários e na construção da linguagem cinematográfica. Não existe a necessidade de contar com experiência cinematográfica prévia.

 
DATAS / CARGA HORÁRIA

O “Laboratório de Produção – Documentário de Criação - Turma 2” será desenvolvido em 12 aulas semanais, às quartas-feiras, das 19h30 às 22h. A atividade terá a duração total de 30 horas / aula.
  • Início: 30/Abril/2014
  • Final: 16/Julho/2014



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • A ontologia do cinema documentário;
  • Exposição e análise dos gêneros no cinema documentário: expositivo, reflexivo, interativo, observacional e poético;
  • A questão do “dispositivo” no cinema documentário;
  • A auto-referencialidade como paradigma na representação da realidade;
  • A problemática da representação do “outro” no cinema documentário;
  • A influência do suporte tecnológico no processo de criação cinematográfico;
  • A problemática do uso de arquivos audiovisuais na produção documental.

METODOLOGIA
 
  • O curso se desenvolverá em trabalhos práticos e teórico relacionados ao cinema documentário, com ênfase no "Documentário de Criação".
  • Serão realizados ao longo do curso trabalhos práticos de realização audiovisual e de elaboração escrita, onde se buscará exercitar formas narrativas e poéticas que correspondam ao processo de construção do olhar do realizador frente ao seu objeto de registro.
  • Dentro do campo teórico, em formato expositivo e interativo com os participantes do curso serão abordados temas que reflitam e questionem a posição do "Documentário de Criação" dentro de um contexto audiovisual, artístico e sócio-histórico.
  • Serão analisados artigos e conceitos responsáveis por expandir a compreensão sobre o que é Documentário, assim como realizar a projeção de filmes paradigmáticos, que procurem aprofundar um entendimento na construção do "saber documental".



QUESTÃO TÉCNICA / EQUIPAMENTOS

É importante esclarecer que o curso estará direcionado a assessorar a elaboração, realização e finalização dos exercícios e curtas-metragens realizados pelos participantes. O curso não disponibiliza equipamentos para a realização dos trabalhos práticos, cabendo, portanto, ao participante se responsabilizar pela questão técnica.

No entanto, pelo fato de que os exercícios práticos estarão mais concentrados no uso de materiais de arquivo (fotos, vídeos, desenhos) e de processos de escrita (elaboração de projetos), vale destacar que a questão técnica não será preponderante para o bom desenvolvimento do curso e desempenho dos participantes.

O objetivo do Laboratório de Produção é ampliar o campo de conhecimento dos participantes quanto ao uso de procedimentos, linguagens, temas e formatos dentro do âmbito audiovisual. O uso de suportes audiovisuais das mais variadas procedências, como câmeras de vídeo (amadora ou semiprofissional), câmera fotográfica e celular, entre outros, se tornarão importantes ferramentas para a realização dos trabalhos práticos.


Ministrante RAFAEL VALLES 

Doutorando em Comunicação e graduado em Jornalismo pela PUC-RS. Mestre em Cinema Documentário pela Universidad del Cine (FUC), de Buenos Aires (Argentina), através do curso "Maestria em Cine Documental" e autor da tese "O Eu é um Outro- Um estudo sobre o ato performático no cinema documentário brasileiro contemporâneo".

Realizou curtas-metragens de ficção, documentário e cinema experimental, que participaram de Festivais a nível nacional e internacional. Participou e ministrou, no Brasil e na Argentina, diversos cursos direcionados ao cinema documentário, entre os quais se destacam "O Que é Documentário?", pela Cena UM, e a docência nas disciplinas de Documentário 01 e Documentário 02, no Curso de Cinema da UNISUL (Santa Catarina). Atualmente é curador do CURTA.DOC, espaço web com acervo digital dedicado ao cinema documentário nacional e latino americano (www.curtadoc.tv), assim como está finalizando o livro "Fotogramas de la Memoria - Encuentros com José Martínez Suárez", sobre o cineasta argentino.
 

 

 
VAGAS LIMITADAS


"LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO:
DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO - Turma 2"
de Rafael Valles

Início: 30 de Abril de 2014 (12 encontros semanais, às quartas-feiras)
Horário: 19h30 às 22h
Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre)
Investimento:
  • À vista: R$ 650,00 (Cartão de crédito ou Depósito bancário)
  • Parcelado: 1 + 3 de R$ 180,00 (Depósito bancário + Cheques)
Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com.br

Realização: Cena UM
Patrocínio: Back in Black  /  Sapere Aude Livros
Apoio: Facool
Parceria: Espaço Vídeo

 
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
  1. Preencha o Formulário de Inscrição abaixo e clique em “Enviar”.
  2. Pagamento À VISTA / Cartão de Crédito: Após enviar o Formulário de Inscrição clique no botão do “PagSeguro”.
  3. Pagamento À VISTA / Depósito Bancário: Após enviar o Formulário de Inscrição você receberá orientações por e-mail.
  4. Pagamento PARCELADO / Depósito Bancário + Cheques (1+3): Após enviar o Formulário de Inscrição você receberá as orientações por e-mail.


PAGAMENTO POR CARTÃO DE CRÉDITO






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário