quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

"Curso de Férias": PEDRO ALMODÓVAR




APRESENTAÇÃO

Pedro Almodóvar é o cineasta espanhol de maior renome mundial atualmente. Sua filmografia é repleta de filmes onde a presença feminina é o ponto principal das tramas. Cores berrantes, personagens loucos, e a política espanhola também são destaques em seus roteiros. Suas narrativas, de modo geral, são bem humoradas e sem pretensões de se levar a sério. Para Almodóvar seus filmes são tão autobiográficos quanto poderiam ser. Suas experiências de vida são suas fontes de inspiração, e a temática da sexualidade é abordada de maneira bastante aberta em vários filmes. Hoje, o diretor é tão conhecido quanto o conterrâneo Luis Buñuel, cineasta cuja obra se assemelha muito ao estilo de Almodóvar.


Pedro Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes foi funcionário da companhia telefônica estatal; desenhou histórias em quadrinhos; foi ator de teatro de vanguarda e cantor de uma banda de rock, na qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor realizador.

O curso TODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR, ministrado por Josmar Reyes, vai abordar a carreira, a obra e o estilo inconfundível do mais prestigiado e cultuado diretor de cinema espanhol da atualidade.



OBJETIVOS

O curso vai tratar da filmografia de Pedro Almodóvar, abordando aspectos estruturais e narrativos (estrutura espacial e temporal, personagens, gênero, estrutura sonora e musical); técnicos; temáticos e estéticos, bem como particularidades da carreira do cineasta e a crítica em torno de seus filmes. Para tanto, durante as aulas serão apresentados fragmentos de seus filmes e textos que tratam de sua obra.



Ministrante
JOSMAR REYES

Doutor em Ciências da Comunicação e da Informação, Novas Tecnologias e Artes do Espetáculo (Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle). Professor do Curso de Realização Audiovisual (Unisinos) e do Curso de Comunicação Social (UNISC). Licenciado em Letras / Português - Francês (UFRGS) e Mestre em Estudos Francófonos (UFRGS).




Curso “TODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR
de Josmar Reyes

Data: 08 e 09 de janeiro
Horário: 19h às 22h
Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
InvestimentoR$ 70,00 (valor de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições / PROMOÇÃO ESGOTADA)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9176-4757

Realização:
Cena UM

Patrocínio:
Instituto Cervantes


Para fazer sua inscrição envie os dados cadastrais para cenaum@cenaum.com
- Nome completo
- Endereço
- Fone
- E-mail

Após, aguarde instruções para o pagamento da taxa de inscrição.



Um comentário:

  1. Olás, postei uma foto com o Pedro e a Penelope no meu Blog www.alegriaeabundancia.blogspot.com, passem por lá! Veronica Bohme

    ResponderExcluir