terça-feira, 21 de agosto de 2012

Spaghetti Western




APRESENTAÇÃO
O diretor italiano Sergio Leone alçou fama mundial a partir de 1964, ao conceber uma trilogia informal de westerns produzida com custo irrisório, filmada nos desertos da Espanha, reaproveitando cenários e figurinos de outras produções, e estrelada por atores então desconhecidos. Graças ao tratamento estilístico original e cuidadoso com que tratou o gênero western – enormes close-ups de rostos suados, figurinos empoeirados e esfarrapados, humor negro e violência estilizada, trilha sonora que misturava melodias pop, orquestrações grandiosas e ruídos oriundos da música concreta –, Leone foi capaz de tornar esses filmes grandes sucessos internacionais de bilheteria.

O sucesso dos filmes de Sergio Leone produziu muito mais do que um grande astro, na pessoa de Clint Eastwood. Ele criou em torno de si todo um ciclo de produções populares – um ciclo que ficou conhecido como spaghetti western – que sustentou financeiramente o mercado cinematográfico italiano por quase duas décadas, produzindo mais de 550 longas-metragens e concretizando um dos mais importantes ciclos de cinema popular de toda a história do cinema.

Além disso, Sergio Leone também ofereceu uma contribuição decisiva à renovação do repertório de técnicas cinematográficas narrativas e estilísticas, que o cinema moderno europeu (encabeçado por Jean-Luc Godard, François Truffaut, Ingmar Bergman, Michelangelo Antonioni e outros nomes importantes) levava a cabo na época. Dessa forma, boa parte das técnicas usadas regularmente nos filmes contemporâneos para contar histórias no meio audiovisual têm sua origem nos westerns de Leone.


O curso Sergio Leone – Era uma Vez o Spaghetti Western, ministrado por Rodrigo Carreiro, pretende dissecar a carreira e a obra de Sergio Leone, analisando de maneira detalhada os principais aspectos narrativos e estéticos dos filmes que ele realizou, e articulando essa análise não apenas com o desenvolvimento histórico do ciclo de westerns italianos, mas também com a construção de todo um repertório de ferramentas narrativas que se tornaria parte fundamental da arte de contar histórias com imagens e sons na atualidade.



EMENTA E OBJETIVO
O curso pretende abordar a história e a estética do spaghetti western, tendo como eixo a obra de Sergio Leone, cineasta pioneiro no desenvolvimento das características de estilo que marcaram este ciclo do cinema popular italiano.



Ministrante
RODRIGO CARREIRO
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da mesma universidade. Doutor e mestre em Comunicação pela UFPE, com tese de doutorado defendida sobre a obra de Sergio Leone. É Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1994). Atua principalmente nas áreas de teoria e história do cinema, análise fílmica, gêneros fílmicos e estudos do som, com ênfase na pesquisa do estilo cinematográfico.



Curso "SERGIO LEONE - ERA UMA VEZ O SPAGHETTI WESTERN" - de Rodrigo Carreiro
Data: 15 e 16 de setembro
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, nº 959 – Porto Alegre / RS)
Material: Apostila e Certificado de participação

Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 15 inscrições)

* Alunos da ACIRS têm desconto de 10% - Inscrições AQUI


Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9176-4757

Realização: Cena UM
Patrocínio: Sapere Aude Livros / Back in Black  /  ACIRS


PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO:

 

 

 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário