quarta-feira, 9 de novembro de 2011

HITCHCOCK - Últimos dias para inscrição



APRESENTAÇÃO

ALFRED HITCHCOCK, conhecido mundialmente como o “mestre do suspense”, é certamente o mais popular diretor de toda a história do cinema. Seu perfil característico é reconhecido até mesmo por aqueles que jamais viram seus filmes, da mesma maneira que o mais casual dos cinéfilos é capaz de citar alguma cena memorável de um filme de Hitchcock, mesmo que nem o tenha assistido! Este é o poder inigualável da obra do realizador.



O trabalho do realizador inglês é o tema do curso A OBRA DE ALFRED HITCHCOCK, ministrado pelo jornalista, escritor e crítico de cinema CARLOS PRIMATI, de 16 a 19 de novembro, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre – RS). O curso (desenvolvido em 4 aulas de 3 horas) fará uma extensa revisão de sua carreira e seus filmes, que serão analisadas a partir de seu pleno domínio da técnica cinematográfica e da linguagem narrativa, exemplos máximos do cinema clássico. Durante o curso serão exibidos trechos selecionados dos principais filmes dirigidos por Alfred Hitchcock.



PROGRAMA DO CURSO

1 – Resumo da carreira do diretor, seu pioneirismo na Inglaterra e a consagração em Hollywood. A técnica da montagem; noções de suspense, choque e horror. A evolução do conceito de “cinema de autor” e o papel do produtor na independência artística do cineasta. A integridade narrativa como chave interpretativa da obra de Hitchcock.

2 – A influência do teatro e as metáforas de interpretação dentro e fora do filme. A técnica do cineasta na criação da motivação dos personagens, a elaboração meticulosa do filme através de storyboard e croquis. A manipulação de olhares e o cinema como ferramenta voyeur. Medo, neuroses, culpa, pecado e castigo nos filmes do diretor.

3 – A personalidade dividida e a duplicidade de personagens como representações do Bem e do Mal. Fatalidade, humor, ironia e pessimismo como temas recorrentes nos finais de seus filmes. O uso do trem e de cenários turísticos na narrativa. A moda no cinema hitchcockiano e o uso dos figurinos como simbolismo de estados de espírito.

4 – A transferência da culpa e noções gerais do anti-heroi hitchcockiano.A mulher nos filmes do cineasta: a loira frígida, a mulher indomável, inatingível; a mulher moderna, sexualmente agressiva e protagonista. Gastronomia como tema hitchcockiano e a degustação do crime. A privação da liberdade e a simbologia das algemas.

5 – A figura da mãe dominadora e opressora nos filmes do cineasta. A desestruturação familiar e a composição incomum de casais e famílias no universo de diretor.

6 – Hitchcock, mestre da auto-promoção. O respeito como autor e o êxito comercial se combinam no cineasta absoluto. Estratégias de divulgação e produtos com sua marca.


* Durante as aulas serão exibidos trechos de filmes de Alfred Hitchcock.




CARLOS PRIMATI

• Colaborador regular de diversos periódicos com textos sobre cinema, televisão, música, videogames e quadrinhos.
• Jornais: O Estado de S. Paulo; Folha de S. Paulo (Folhateen); Jornal da Tarde
• Revistas: Bizz; General; Herói; Mundo Estranho; Superinteressante; Flashback; Conecta; Players; Pipoca Moderna

• Editor de projetos especiais:
Séries de TV (livro da coleção „Mundo Estranho Apresenta‟); SET – Os Melhores Vídeos; Maldito (pesquisador do livro sobre José Mojica Marins, o Zé do Caixão); Voivode (livro sobre vampiros)

• Produtor da Coleção Zé do Caixão em DVD (vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como “Melhor Coleção do Ano”)
• Coordenador do selo Dark Side (especializado em filmes de horror, mistério e ficção científica)
• Programador do canal Dark Side TV, dedicado aos filmes de horror, mistério e ficção científica



INFORMAÇÕES

Curso "A Obra de Alfred Hitchcock" - de Carlos Primati
Datas: 16 a 19 de novembro de 2011
Horário: Quarta à Sexta: 19h30 às 22h30 / Sábado: 9h30 às 12h30
Duração: 12 horas/aula
Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 140,00
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito / Débito on line (PagSeguro)
Material: Apostila + Certificado de participação + DVD promocional (trailers) + CD promocional (trilhas sonoras)
Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377
Realização: Cena UM Produtora Cultural
Apoio:
Cinesystem
E O Vídeo Levou
Mundo Cult
Papo de Cinema
Cult News

Para efetuar a inscrição preencha o formulário abaixo ou acesse www.hitchcock.tangu.com.br

ATENÇÃO:
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ!
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema.













Um comentário: