domingo, 25 de setembro de 2011

Apresentação do curso



Objetivos

O curso FILMES B QUE AMAMOS, ministrado por Francisco Conte, pretende oferecer aos participantes um panorama de Linguagem Cinematográfica e História do Cinema, tomando-se por base o filme “B” americano e a sua respectiva importância como um tipo diferenciado de cinematografia dentro da história da Sétima Arte. O curso pretende também oferecer um repertório de trechos de filmes que possibilitem reconhecer temáticas, soluções estéticas, técnicas e de realização, apontadas nesse tão peculiar exemplo de cinematografia, quando comparada com outras.

Conteúdo programático

O curso será dividido em 4 encontros, de três horas cada, ilustrados com os respectivos exemplos fílmicos, ao longo das 12 horas / aula. No caso, desde os exemplos dos filmes Noir, mais elaborados, em exemplares como Retrato de Mulher (‘A woman in the window’, Lang, 1944); Laura (Preminger, l944); Almas Perversas (‘Scarlet street’, Lang, 1945) e Os Corruptos (‘The big hit’, Lang, 1953), até os considerados “trash” ou “Z” como Plano 9 do Espaço Sideral (Ed Wood, 1953) e It conquered the world (Corman,1956), tidos à época como produções de última categoria.



Temas desenvolvidos no curso

1) Elementos de Linguagem Cinematográfica e procedimentos estéticos, técnicos e de realização. Primórdios do cinema (formação da linguagem cinematográfica): as temáticas e efeitos especiais de Méliès e os futuros filmes “B” americanos. O cinema de grande espetáculo italiano: o “Péplum” italiano dos primórdios e outros exemplos do gênero.

2) Antecedentes do filme “B” (produção / estética/ técnica / realização). Anos 20. As vanguardas. O expressionismo alemão, a Escola Soviética e seus exemplos de futurismo. As influências do expressionismo alemão no ”film noir”; o expressionismo alemão e o “Horror movie”. A ascensão de Hollywood nos primórdios do cinema sonoro. Livre discussão para análise sobre os materiais fílmicos apresentados com os participantes.

3) Antecedentes do filme B. Anos 30. A evolução do cinema sonoro (Hollywood e o ‘star system’; o Pós-Expressionismo alemão: 1929/33; o realismo-poético francês; as mudanças no emprego dos elementos de linguagem cinematográfica em relação ao cinema silencioso. Pós-expressionismo, Realismo-poético, o filme de “gangster” e o “film noir”.

4) Anos 40 e 50. Hollywood: o filme de guerra americano e o ‘film Noir’. Itália: o neo-realismo. O cinema de locação e o uso da dublagem; o neo-realismo, o filme B e os personagens do cotidiano. O classe B americano e a cinematografia de baixo orçamento. O glamour e o filme “B”.

5) Anos 50 e 60. O classe B americano e a cinematografia de baixo orçamento. Filme “B” e filme “A”. O filme “Z”. Estudo comparativo. O “science-fiction”. O “drive-in movie”. O “trash”. O “twilight zone”. Estudo comparativo. As novas propostas para os elementos de linguagem; as influências do filme ‘B’ na ‘Nouvelle Vague’.

6) O filme B americano e as suas influências para as cinematografias posteriores. O revivalismo dos anos 80 e a redescoberta do filme B.



Francisco Conte

Professor de cinema há 35 anos, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e um dos precursores do movimento Super-8 brasileiro nos anos 70, premiado nos principais festivais do formato.

Lecionou “Interpretação para Cinema, Linguagem e Realização Cinematográfica”, além de sua especialidade, “História do Cinema”, no Studio Fátima Toledo.

Professor convidado da PUC / SP, na Faculdade de Comunicação Social, habilitação em Multimeios, onde ministrou a disciplina “Produção de Vídeos a Baixo Custo”, fundamentada na História do Cinema: filmes classe B.

Também como professor convidado, ministrou cursos de “Argumento e Roteiro”; “Cinema Educativo” e “História do Cinema e Linguagem Cinematográfica” em outras instituições: Unaerp (Ribeirão Preto); SESC/SP; Universidade Anhembi-Morumbi e SindCine.



Curso “FILMES B QUE AMAMOS” - de Francisco Conte
Período: dias 4, 5, 7 e 8 de Outubro (terça, quarta, sexta e sábado)
Horário: Terça/Quarta/Sexta - 19h30 às 22h30 / Sábado: 9h30 às 12h30
Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 80,00
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito / Débito on line (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377
Realização: Cena UM – Produtora Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário