sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Godard por inteiro


JEAN-LUC GODARD é um dos mais conhecidos cineastas do Século 20. Aos 80 anos e ainda na ativa, sua obra, pode-se dizer, ainda é um contínuo work in progress (trabalho em progresso): invenção, questionamentos e novidades quase que a cada filme. Quando achamos que já o entendemos, o definimos e o enquadramos uma vez por todas, ele faz algo absolutamente novo, que nos obriga, por nossa vez, a repensar toda sua obra numa nova chave.

Sua obra cinematográfica revolucionou a linguagem da sua arte: desde quando começou a filmar (década de 50 do século passado), até hoje, com Filme Socialismo, ele inventou novas formas para se expressar. No interior de seu cinema, usando recursos cinematográficos, concomitantemente, fez literatura, ensaio, poesia, história, filosofia, música, pintura, dança. Como ele mesmo afirmou várias vezes, colocou tudo em seus filmes, pois tudo é cinema.

Portanto, Jean-Luc Godard, embora um cineasta fundamental para entender o cinema e a nossa época, vai muito além: ele é um grande crítico da cultura, da estirpe de Sigmund Freud e Jean-Paul Sartre. Este é o tamanho da sua importância para a cultura pós-moderna.


Objetivos

O curso POESIA E ENSAIO NA OBRA DE JEAN-LUC GODARD, ministrado por Mário Alves Coutinho, focalizará a obra cinematográfica Godard, tratando de seus filmes mais importantes: Alphaville; O Desprezo; O Demônio das Onze Horas; Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela; Weekend; História(s) do Cinema; Uma Mulher Casada; O Pequeno Soldado e Elogio do Amor.
Ao falar do ensaístico e do ensaio, do poético e da poesia na sua obra, o curso proporá que estas características do cinema godardiano o ligam definitivamente ao mundo moderno e a quase todas as suas preocupações essenciais: o sexo, o amor, política, a ideologia, a arte, a história, a revolução, e aqui vai um longo etcetera. Não foi o próprio diretor que definiu sua própria arte ao dizer que “Tudo é Cinema”? Desta maneira, o específico (poesia e ensaio) será abordado relacionando-o ao geral: toda sua obra (cinematográfica ou não) estará sempre presente nestas aulas, através da análise e trechos de filmes e ensaios cinematográficos sobre o autor.


Conteúdo

Aula 1 (17 de setembro)
a) Uma tradição francesa: fazer literatura no cinema;
b) Godard como escritor, ator, produtor, video-maker, etc;
c) A obra cinematográfica de Jean-Luc Godard;
d) O ensaio e o ensaísmo na obra de Jean-Luc Godard.

Aula 2 (18 de setembro)
a) A poesia e o poético na obra de Jean-Luc Godard;
b) A poesia e o ensaio como estratégia: Tudo é Cinema;
c) Godard como crítico da cultura.

* Serão mostrados ensaios cinematográficos curtos, de autoria do professor, sobre Godard e aspectos da sua obra, no início, durante e no final das aulas.


Ministrante

MÁRIO ALVES COUTINHO, escritor e tradutor, é autor do livro "Escrever com a Câmera – A Literatura Cinematográfica de Jean-Luc Godard"; organizador de "CEC- 50 Anos de Cinema em Belo Horizonte", e tradutor de "Tudo que Vive é Sagrado" (poesias de William Blake e David Herbert Lawrence), "Canções da Inocência e da Experiência" (poesia de William Blake) e "O Livro Luminoso da Vida" (seleção de ensaios literários de David Herbert Lawrence).
Autor dos roteiros de Idolatrada (longa-metragem), João Rosa e O Horizonte de JK (curtas). Realizador de ensaios vídeo-cinematográficos sobre filmes, diretores e temas para o programa “Cine Magazine” da TV Minas (Educativa). Crítico e ensaísta, escreveu na Folha de São Paulo, Jornal da Tarde (São Paulo), Filme e Cultura, Suplemento Literário de Minas Gerais, Estado de Minas, Hoje em Dia, O Tempo.
Doutor em literatura comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, sua tese foi sobre Jean-Luc Godard e a literatura. Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação Social da UFMG, tendo traduzido e escrito sobre o teórico do cinema André Bazin.


Curso POESIA E ENSAIO NA OBRA DE JEAN-LUC GODARD - de Mário Alves Coutinho

Data: 17 e 18 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Local: CineBancários (Rua Gen. Câmara, nº 424 – P. Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00
Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de crédito / Débito on line (PagSeguro)
Material: Apostila e Certificado de participação
Informações: cenaum@cenaum.net / Fone: (51) 9101-9377

Realização: Cena UM – Produtora Cultural

Para efetuar a inscrição preencha o formulário abaixo ou acesse www.jeanlucgodard.tangu.com.br

ATENÇÃO:
a) Preencha o formulário apenas UMA VEZ!
b) Desconsidere o código gerado automaticamente pelo sistema.













2 comentários:

  1. Primeiro da fila hehehehhe, Amante e entendedor de cinema é isso.

    ResponderExcluir
  2. Tenho bastante interesse no curso, que se relaciona diretamente à minha pesquisa de doutorado, cujo tema é o ensaísmo no cinema a partir de uma análise de "História(s) do Cinema", de Godard. Infelizmente não estarei em Porto Alegre no final de semana do curso, mas se por qualquer eventualidade houver remarcação de data deixo de antemão registrado o meu interesse.

    ResponderExcluir