segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Filme Noir



Apresentação

O Noir, como objeto artístico, é “o gênero que nunca existiu”. Durante sua ocorrência original, localizada em algum ponto entre o princípio dos anos 40 e meados dos 50, nem indústria, nem crítica, nem público jamais utilizaram o termo, em terras americanas, em referência ao que hoje se cultura como Filme Noir.


Foram os franceses os seus criadores, e não os americanos. Privados de cinema hollywoodiano durante a Ocupação, os franceses viram-se diante de uma leva de filmes que incluía Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, John Huston, 1941); Laura (Otto Preminger, 1944); Até a Vista, Querida (Murder, My Lovely, Edward Dmytryk, 1943); Pacto de Sangue (Double Indemnity, Billy Wilder, 1944); Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window, Fritz Lang, 1944); Assassinos (Robert Siodmak, 1946); A Dama do Lago (Robert Montgomery, 1946); Gilda (Charles Vidor, 1946) e À Beira do Abismo (The Big Sleep, Howard Hawks, 1946). Então, em 46, o crítico e cineasta Nino Frank, em alusão à “série noire” (coleção editada na França contendo obras da literatura policial hard-boiled americana, base para a maioria desses filmes), cunhou o rótulo “Noir”.

O Noir não é gênero, nem tom, nem estilo. É um fenômeno, e acima de tudo social. A maior prova de que existe? A fascinação que produz, o desejo que desperta: a “mística noir”.



Objetivo

O curso FILME NOIR: CINEFILIA & SEXUALIDADE, ministrado por Fernando Mascarello, vai tratar das bases e do conceito que permeia toda a produção cinematográfica do período, enfocando com destaque a estética fílmica e o comportamento (a)moral das personagens, particularmente das femme fatales, figuras indissociáveis do imaginário clássico do noir.



Temas

  • Afinal o que é film noir?
  • O contexto histórico
  • A invenção do termo na França.
  • Noir, cinefilia e cinema de autor.
  • Os EUA do pós-Segunda Guerra Mundial.
  • Noir é gênero?
  • Definindo o noir.
  • O embate Masculino x Feminino.
  • Femmes fatales e triângulos amorosos.
  • A estética e a iconografia noir.
  • O termo noir nos EUA.
  • Neonoir ou o noir contemporâneo.
  • Cinefilia, sexualidade e o noir.



Ministrante: Fernando Mascarello

Doutor em Cinema pela ECA/USP, Professor do CRAV (Curso de Realização Audiovisual) e Coordenador da Especialização em Cinema na UNISINOS, organizador dos livros História do Cinema Mundial (7a. ed.) e Cinema Mundial Contemporâneo (2a. ed.).



















Curso
FILME NOIR: CINEFILIA & SEXUALIDADE
de Fernando Mascarello

* Datas: 24 e 25 de Outubro de 2014 (sexta e sábado)
* Horário: Aula 1 (sexta) - 19h30 às 22h  /  Aula 2 (sábado) - 09h30 às 12h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre / RS)
* Investimento: R$ 70,00 (Valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições / VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO!).
* Formas de pagamento: Cartão de Crédito / Boleto / Depósito bancário
* Material: Apostila e Certificado de participação

* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

* Realização:
Cena UM - Produtora Cultural

* Patrocínio:
* Apoio Cultural:

* Parceria:
Espaço Vídeo


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:


1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Cartão de Crédito / Boleto: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do "PagSeguro".
3) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
.

.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário