NOVA EDIÇÃO / REVISADA E AMPLIADA
DIRETO DE LOS ANGELES, ANA MARIA BAHIANA RETORNA À PORTO ALEGRE PARA MAIS UMA EDIÇÃO, REVISADA E AMPLIADA,
DO CURSO "COMO VER UM FILME".
DO CURSO "COMO VER UM FILME".
Apresentação
Pode-se assistir um filme, acompanhar sua história, levar sustos, chorar e rir, e ainda assim não tê-lo, de fato, visto. A diferença entre "Olhar" e "Ver", tão fundamental nas artes plásticas, é igualmente definidora no Cinema: os mais de 100 anos de história da Sétima Arte transformaram o que já foi "fotografia em movimento", "teatro portátil" e "rádio filmado", em um sofisticado e complexo tecido de informações visuais, auditivas e aurais - captadas sem serem necessariamente percebidas - que vai muito além do simplesmente "sentar" e "ver".
No seu segundo século de vida, o Cinema continua em evolução - as novas tecnologias digitais estão transformando e expandindo a narrativa audiovisual de dentro para fora, mudando os sistemas de produção, criando novas plateias e confluindo os conceitos de "Cinema" e "TV".
A nova edição do curso "COMO VER UM FILME - Uma Introdução à Apreciação Cinematográfica", ministrado por Ana Maria Bahiana, quer, de forma simples, prática, descontraída e divertida, levar os participantes para o avesso, a costura deste tecido, fornecendo os elementos necessários para ver um filme do mesmo modo como diretores, roteiristas, atores e produtores o veem.
Em sua nova versão, revisada e ampliada, o curso COMO VER UM FILME aborda igualmente os conteúdos de CINEMA e TV, seus diferentes processos de criação e seus pontos de contato. As mudanças nos processos de criação trazidos pela tecnologia digital também fazem parte do novo currículo da atividade.
Cada um dos dois encontro será ilustrado por sequencias de filmes que demonstram os principais pontos abordados em aula.
Público alvo
Estudantes,
profissionais de cinema e interessados em geral no tema. Não é necessário
nenhum pré-requisito para frequentar esta atividade.
Programação
Encontro 1
(7/Abril)
Entre arte e comércio: Como nascem os filmes
Como uma ideia
chega diante das câmeras; o processo de identificação de argumentos,
desenvolvimento, envolvimento do diretor, escolha do elenco, montagem da
equipe. A diferença dos processos num grande estúdio e num independente. Como
os filmes são financiados e como esses processos afetam o resultado final.
No princípio era o verbo: roteiro + direção
Como se estrutura
um Roteiro. O arco da narrativa. O trabalho do Diretor. Fatores que determinam
o resultado final na página e na tela. A evolução da ideia de pitch, passando
para o argumento, o roteiro e o storyboard.
Encontro 2
(8/Abril)
Império dos sentidos: fotografia + direção de arte
O que fazem o
Diretor de Fotografia e o Diretor de Arte. Como a atmosfera define um filme.
Criando personagens e sensações com objetos, cores e figurino.
A costura do sonho: som + música + montagem
O
papel da Montagem para a forma final do filme. A lâmina de Einsenstein: como o
olho humano cria a história. Como o som modifica a experiência do olhar. Usos
do Som e da Música como elementos narrativos.
Ana Maria Bahiana
Jornalista e
escritora, com uma carreira que cobre três décadas de reportagem e comentário
de cultura no Brasil e no exterior, em imprensa, rádio, televisão e internet.
Moradora de Los Angeles desde 1987 e integrante da Hollywood Foreign Press Association (que dá os
Globos de Ouro) desde 1989.
Ana Maria
escreveu para, entre outros, Jornal do
Brasil, O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Opinião
e Rolling Stone, no Brasil; New York Times Syndicate, Escape e Beat, nos Estados Unidos, e Le Film Français na França. De 1992 a
1995 Ana Maria foi a chefe do escritório de Los Angeles da revista inglesa Screen International, e, de 1996 a 2002,
representante, produtora, e correspondente da Rede Telecine e da Rede Globo em
Los Angeles.
Como autora, em
2006 lançou Almanaque dos Anos 70, um
dos maiores best sellers daquele ano. É autora do argumento e co-roteirista e
co-produtora do filme 1972, lançado
pela Buena Vista.
Fez a tradução
brasileira de Como a Geração Sexo –
Drogas e – Rock’n’Roll Salvou Hollywood, de Peter Biskind, sobre Hollywood
nos anos 70. Sua entrevista com Francis Ford Coppola sobre ‘O Poderoso Chefão
III’ foi incluída em The Godfather Family
Album, obra da Editora Taschen, lançada em dezembro de 2008. Em 2012 lançou
o livro Como Ver um Filme, e neste
ano está lançando seu novo livro: Almanaque
1964.
Atualmente faz consultoria criativa de desenvolvimento para clientes como a FJP e Boathouse Row (Los Angeles), Parakino Produções e Filme 2B (Brasil).
Atualmente faz consultoria criativa de desenvolvimento para clientes como a FJP e Boathouse Row (Los Angeles), Parakino Produções e Filme 2B (Brasil).
Curso
COMO VER UM FILME: Uma
introdução à apreciação cinematográfica
de Ana Maria Bahiana
*Datas: 07 e 08 de
Abril (Segunda e Terça-feira)
*Horário: 19h às 22h
*Local: Centro
Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro - Porto Alegre)
*Investimento: R$
100,00
*Formas de pagamento: Depósito bancário ou Cartão de Crédito (via
PagSeguro)
*Material: Certificado
de participação
*Informações:
cenaum@cenaum.com
/ Fone: (51) 9320-2714
*Inscrições:
*Realização:
Cena UM
*Patrocínio:
*Apoio:
*Parceria:
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Cartão de Crédito: após
enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do "PagSeguro".
3) Pagamento por Depósito Bancário: após
enviar o formulário você receberá as orientações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário