APRESENTAÇÃO
Por detrás de cada obra artística existe a construção de um olhar, que
se particulariza a partir de uma construção íntima do realizador frente a um
contexto sócio-histórico, ao seu objeto de registro e em relação a si mesmo
como agente de um discurso. Por mais simples ou evidente que este conceito
possa parecer inicialmente, seu uso prático pode ser responsável por
problematizar ou mesmo ampliar a definição de certas práticas artísticas, como
é o caso do cinema documentário. É tomando este princípio que o termo “Documentário
de Criação” começa não somente a ser pensado como um paradigma, mas também como
uma abertura de novas perspectivas para a produção documental contemporânea.
No “Documentário de Criação”, está em jogo não somente o “que” está
sendo registrado, mas, sobretudo, o “como” registrar. Neste tipo de produção
ganha protagonismo as escolhas de abordagem que o realizador decide tomar
frente ao seu registro e o “como” se confrontar com o real através da
construção de um ponto de vista. Sem restringir-se mais a ideia que tanto o
marcou por décadas enquanto “mostrar a realidade como ela é”, o documentário
hoje assume um caráter muito mais subjetivo e complexo. Ao transitar em práticas
relacionadas a um cunho mais poético, ensaístico e performático, o
“documentário de criação” procura problematizar sua própria abordagem
documental, conseguindo assim distinguir-se de um registro mais expositivo e
jornalístico que tanto o caracterizou nos seus primórdios.
OBJETIVO
GERAL
O Laboratório de Produção –
Documentário de Criação, ministrado por Rafael Valles, no Museu da Comunicação (Porto Alegre), enfocará não
somente uma análise, mas também uma prática que esteja inserida dentro da
produção documental contemporânea. Seja a partir do estudo de documentários e
artigos que aprofundem e problematizem o conceito de criação e autor no
documentário, assim como a realização de exercícios e projetos dos alunos que
coloquem em prática este tipo de produção, o curso se propõe a criar um espaço de
reflexão crítica sobre a construção do real no documentário e a problematizar a
posição do realizador neste processo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
TEÓRICOS
- Apresentar e conceituar a especificidade contida
no cinema documentário, procurando entender como o “documentário de criação”
se insere neste contexto.
- Expor as diferentes formas de representação da
realidade contidas na abordagem documental.
- Analisar os conflitos existentes entre o olhar
factual e o olhar poético, aprofundando um estudo sobre a subjetividade na
produção audiovisual contemporânea e os limites do documentário enquanto
representação da realidade.
- Enfocar um estudo sobre o uso de diferentes
mídias dentro do contexto do cinema documentário, buscando entender como
isso ajudou a redefinir formas narrativas e estéticas dentro do âmbito
documental.
PRÁTICOS
- Realizar documentários em formato curta metragem (máximo 10 minutos
de duração), visando a sua construção integral (elaboração, produção e
finalização) ao longo do curso.
- Assessorar o processo de escrita de projetos que necessitem um
maior período de elaboração, visando postular a futuros concursos dentro
do âmbito audiovisual para a sua realização.
- Propor trabalhos práticos que procurem exercitar
a construção de um olhar do realizador frente ao seu objeto de registro.
PÚBLICO
ALVO
Aberto a estudantes, artistas, profissionais do meio cinematográfico e
demais pessoas interessadas na realização de documentários e na construção da
linguagem cinematográfica. Não existe a necessidade de contar com experiência
cinematográfica prévia, pois a participação de pessoas com diferentes tipos de
formação e trajetória proporcionará a riqueza da experiência.
DATAS /
CARGA HORÁRIA
O Laboratório de Produção – Documentário de Criação será desenvolvido
em 16 aulas semanais, às terças-feiras, das 19h30 às 22h. A atividade terá a duração de 40 horas / aula.
Início:
20 de agosto de 2013
Final: 03 de dezembro de 2013
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
- A ontologia do cinema documentário;
- A questão da representação e da reprodução da
realidade contida no documentário;
- Exposição e análise dos gêneros no cinema
documentário: expositivo, reflexivo, interativo, observacional e poético;
- Os problemas narrativos no discurso
cinematográfico: transparência e opacidade;
- A questão do “dispositivo” no cinema
documentário;
- A auto-referencialidade como paradigma na
representação da realidade;
- A representação do “outro” no cinema documentário
contemporâneo;
- A influência do suporte tecnológico no processo
de criação cinematográfico;
- A re-significação do arquivo audiovisual. A crise
do cinema de compilação.
METODOLOGIA
O curso se desenvolverá em trabalhos PRÁTICOS e TEÓRICOS relacionados ao
cinema documentário, com ênfase no “Documentário de Criação”. Serão realizados
ao longo do curso trabalhos práticos, onde se buscarão exercitar dentro do
âmbito da produção audiovisual, fotográfica e dissertativa, formas narrativas e
poéticas que correspondam ao processo de construção do olhar do realizador frente
ao seu objeto de registro.
Paralelamente a estes exercícios, o curso irá se concentrar ao longo do
semestre no trabalho de assessoria de projetos de realização propostos pelos
participantes, e que estejam dentro do âmbito do documentário. Nesta questão, cada
participante também poderá optar por dois caminhos a seguirem durante o curso:
- A realização integral de um curta-metragem com no
máximo dez minutos de duração e que possua uma proposta relacionada aos conceitos
trabalhados no curso.
- Desenvolver um projeto escrito para a futura
realização de um documentário, visando postular a concursos no âmbito da
produção documental.
É importante ressaltar que em ambas opções existem diferentes etapas a
serem cumpridas ao longo do semestre, onde serão estabelecidos cronogramas para
que cada participante possa concluir o curso com o trabalho finalizado (ou pelo
menos, no seu estágio mais avançado de finalização).
Dentro do campo teórico, serão abordados temas que reflitam e questionem
a posição do “documentário de criação” dentro de um contexto audiovisual,
artístico e sócio-histórico. Serão analisados artigos e conceitos responsáveis
por expandir a compreensão sobre o que é documentário, assim como realizar a
projeção de fragmentos de filmes paradigmáticos, que procurem aprofundar um
entendimento na construção do “saber documental”.
QUESTÃO
TÉCNICA / EQUIPAMENTOS
É importante esclarecer que o curso estará direcionado a assessorar a
elaboração, realização e finalização dos exercícios e curtas realizados pelos
participantes. O curso não disponibiliza equipamentos de cinema para a
realização dos trabalhos práticos (com exceção do projetor e da tela contidos
na sala de projeção que será sede do curso), cabendo, portanto, ao participante
se responsabilizar pela questão técnica.
Com exceção do trabalho final, onde caberá ao participante decidir entre
a realização integral de um documentário durante o curso ou somente a
elaboração do projeto escrito para uma futura realização do documentário, a
questão técnica não será preponderante para o bom desenvolvimento do curso.
Soma-se a esta posição o fato de que os demais exercícios práticos estarão mais
concentrados no uso de materiais de arquivo (fotos, vídeos, desenhos) e de
processos de escrita onde se buscará trabalhar a construção do “olhar
documental” dos participantes.
Também é importante esclarecer que o objetivo do Laboratório de Produção é ampliar o campo de conhecimento dos participantes quanto ao uso de procedimentos, linguagens, temas e formatos dentro do âmbito audiovisual. Frente a esta questão, o uso de suportes audiovisuais das maias variadas procedências, como câmeras de vídeo (amadora ou semi-profissional), câmera fotográfica e celular, entre outros, se tornarão importantes ferramentas para a realização dos trabalhos práticos.
Ministrante:
RAFAEL VALLES
Graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Cinema Documentário pela Universidad del Cine
(FUC), Buenos Aires (Argentina), através do curso “Maestria en Cine Documental” e autor da tese “O Eu é um Outro - Um estudo sobre o ato performático no cinema
documentário brasileiro contemporâneo”.
Realizou curtas-metragens de ficção, documentário e cinema experimental,
que participaram de festivais a nível nacional e internacional. Participou e
ministrou no Brasil e na Argentina diversos cursos direcionados ao cinema
documentário, entre os quais se destacam “O Que é Documentário?”, pela Cena Um,
e a docência nas disciplinas de Documentário 01 e Documentário 02, no Curso de Cinema da
UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina). Atualmente é curador do CURTA DOC, espaço web com
acervo digital dedicado ao cinema documentário nacional e latino americano
(www.curtadoc.tv), assim como está finalizando o livro “Fotogramas de la Memoria – Encuentros con José Martínez Suárez”,
sobre o cineasta José Martínez Suárez, destacado representante da história do
cinema argentino.
VAGAS LIMITADAS
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO – DOCUMENTÁRIO DE CRIAÇÃO
de Rafael Valles
Início: 20 de Agosto
(16 encontros semanais, às terças-feiras)
Horário: 19h30 às 22h
Local: Museu da
Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre)
Investimento:
- À vista: R$ 650,00
(Cartão de crédito ou Depósito bancário)
- Parcelado: 1 + 3 de R$
180,00 (Depósito bancário + Cheques)
Informações:
cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9176-4757
Inscrições:
www.cinemacenaum.blogspot.com.br
Realização: Cena UM
Patrocínio: Back in Black
Apoio: E O Vídeo
Levou / Papo de Cinema
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
- Preencha o Formulário de Inscrição abaixo e clique em “Enviar”.
- Para pagamento À VISTA (Cartão de Crédito), após enviar o Formulário de Inscrição clique no botão do “PagSeguro”.
- Para pagamento PARCELADO (Depósito bancário + Cheques), após enviar o Formulário de Inscrição você receberá as orientações por e-mail.
Oi meu nome é Joelsom. Eu gosto de escrever sobre os lançamentos do cinema. Se você, puder visitar meu blog? E deixar um comentário lá?
ResponderExcluirMeu blog: papog1.blogspot.com.br