Apresentação
A filmografia
do canadense David Cronenberg é uma das mais peculiares do cinema
contemporâneo. Dos cineastas em atividade pode-se afirmar que a obra de
Cronenberg é única. Sua estética particular, suas narrativas perturbadoras e
suas obsessões com o corpo em transformação / mutação são objeto de admiração
de uma legião de fãs e de repulsa pelo público menos atento. Seu cinema
provocativo e desafiador às convenções é um tormento para as platéias mais acostumadas
ao cinema comercial de entretenimento. Nos filmes de Cronenberg sempre há algo
inesperado, alguma coisa fora do lugar, um sentimento de inadequação ao espaço
físico.
O curso DAVID CRONENBERG – SEU
CINEMA E SUAS OBSESSÕES, ministrado por Rosângela Fachel, fará uma análise da obra do cineasta, um ícone do
cinema de horror, que foi além do gênero e explorou novos temas, não deixando
nunca de imprimir sua percepção bem particular, seja qual for o objeto da narrativa.
Objetivos
O curso realizará uma
retrospectiva da obra de David Cronenberg, de seus primeiros curtas-metragens
até sua obra mais recente, propondo a discussão de seus filmes nos âmbitos
cinematográfico e cultural.
Além disso, serão abordadas
no curso duas importantes questões referentes à obra de Cronenberg: a discussão
acerca de sua identidade enquanto cineasta anglo-canadense e a sua condição
enquanto um cineasta autor.
Programação
Aula
1
Abordagem dos três
primeiros períodos da obra do cineasta:
I - A ciência de fazer filmes não é tão difícil - Nasce um
cineasta:
A descoberta do
cinema como possibilidade artística e a realização dos primeiros
curtas-metragens: Stereo
(1969) e Crimes of the Future
(1970).
II - Adentrando
o cinema de gênero - Os filmes de horror do período Cinepix:
A busca por ingressar
em uma “indústria cinematográfica” e a realização dos primeiros filmes pela
Cinepix: Calafrios (Shivers
/ The Parasite Murders / Frissons / They Came from Within
/ 1975) e Enraivecida na Fúria do Sexo
(Rabid / 1976). A inauguração de um novo gênero de horror centrado
no corpo humano.
III - Produzindo
com mais dinheiro - As oportunidades do tax-shelter:
O período das
produções realizadas com incentivo fiscal: Fast
Company (1979); Filhos do Medo
(The Brood / 1979); Scanners:
Sua Mente Pode Destruir (Scanners / 1980), primeiro sucesso
internacional do cineasta, e Videodrome:
Síndrome do Vídeo (Videodrome / 1982).
Contextualização da
importância de ser um cineasta anglo-canadense na obra de Cronenberg e as
implicações disto nas relações que seus filmes estabelecem com o cinema
nacional canadense e o com o cinema hollywoodiano. Para tanto, se fará
necessária uma breve localização do cinema anglo-canadense em relação ao
sistema cinematográfico mundial e principalmente em relação à Hollywood.
Aula
2
Retomando o ponto de
encerramento do encontro anterior serão abordados os períodos seguintes da obra
do cineasta:
I - Flertando
com Hollywood - O trabalho com as produtoras estadunidenses:
Após o sucesso
internacional os convites para filmar em Hollywood e os primeiros filmes
realizados com produtoras estadunidenses: A Hora da Zona Morta (The Dead
Zone / 1983) e A Mosca (The
Fly / 1986), até então maior sucesso comercial do cineasta.
II - O
reconhecimento artístico - Abandonando os filmes de gênero:
Afastando-se um pouco
dos filmes de gênero de horror/ficção científica (mas não totalmente) o
cineasta se aventura por um “cinema de arte” que dá origem aos cults: Gêmeos: Mórbida Semelhança (Dead Ringers / 1988); Mistérios e Paixões (Naked Lunch / 1991); M. Butterfly (1993); Crash: Estranhos Prazeres (Crash
/ 1996) e eXistenZ (1999),
obtendo sucesso como artista, mas fracasso comercial.
III - Sublimando
as obsessões:
Deixando de lado as
manifestações explícitas de suas obsessões Cronenberg parte para obras que
parecem divergir de sua matriz autoral: Câmera
(Camera / 2000 - curta-metragem);
Spider: Desafie sua Mente (Spider / 2002); Marcas da Violência (A History of Violence / 2005); Senhores do Crime (Eastern Promises / 2007); No Suicídio do Último Judeu do Mundo
no Último Cinema do Mundo (At the
Suicide of the Last Jew in the World in the Last Cinema in the World / 2007
- curta-metragem); Um Método Perigoso (A
Dangerous Method / 2010) e Cosmopolis
(em pós-produção).
A partir do panorama
geral traçado nos dois encontros será proposta a discussão da condição de
Cronenberg enquanto autor, buscando desvelar algumas de suas matrizes autorais.
Para tanto, será retomado o conceito de cinema de autor, oriundo das idéias da “Política
de Autor” (proposta pelos críticos da Cahiers
du Cinema) e discutir sua pertinência na atualidade.
Ministrante
Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros
Graduada
em Comunicação Social, Mestre e Doutora em Literatura Comparada. Pesquisadora
em questões referentes ao fazer cinematográfico em suas várias relações com a
cultura e com as demais manifestações artísticas. O cinema do canadense David
Cronenberg foi objeto de sua tese de doutorado intitulada “Cinema e identidade cultural: David Cronenberg questionando limites”.
Curso DAVID CRONENBERG – SEU CINEMA
E SUAS OBSESSÕES – de Rosângela Fachel
Datas: 14 e 15 de fevereiro (terça e quarta-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
(Rua dos Andradas, 959 – P. Alegre)
Investimento: R$ 70,00
Forma de pagamento: Depósito bancário / Boleto / Débito
/ Cartão de Crédito)
Material: Apostila e Certificado de participação
Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377
Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com
Realização: Cena UM Produtora Cultural
Apoio: E O
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Mais um novo especial no meu blog, beleza.
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