sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Federico Fellini - Edição Novo Hamburgo



Edição Novo Hamburgo (RS)


Apresentação

Autor de uma obra pessoal e, ao mesmo tempo, crítica da sociedade, o italiano Federico Fellini foi um mestre, um dos mais criativos diretores da história do cinema. Nascido na cidade de Rimini, em 1920, começou pelo jornalismo e entrou no cinema com a geração do Neorrealismo, após a Segunda Guerra. Mas logo iria tomar um rumo próprio, legando à história da arte, ao morrer em 1993, uma obra tão particular cuja estética singular converteu-se em adjetivo: felliniana.



Foi roteirista e diretor. Ganhador da Palma de Ouro em Cannes por A Doce Vida (1960); Roma (1972) e A Entrevista (1987), foi doze vezes indicado ao Oscar. Apresentou uma visão crítica da cultura de massas, do fascismo e da Igreja Católica ao longo de uma filmografia de 25 títulos, entre os quais se incluem obras-primas como Amarcord (1973) e 8 e Meio (1963).

Se não tivesse sido diretor de cinema, Fellini afirmava que gostaria de ter sido mágico, a outra profissão que, dizia, lhe permitiria dar expressão ao sonho espontâneo. O cinema que realizou, marcado pelo sonho e a fantasia, permanece como uma poderosa expressão artística que auxilia o ser humano a compreender a realidade da qual faz parte.

NÃO É NECESSÁRIO NENHUM PRÉ-REQUISITO PARA PARTICIPAR DESTA ATIVIDADE. O CURSO É ABERTO A TODOS OS INTERESSADOS NO TEMA.



Objetivos

O curso Federico Fellini: O Maestro, ministrado por Fatimarlei Lunardelli, tem por objetivo abordar a obra do cineasta italiano falecido há 21 anos. A partir do contexto da cinematografia italiana no pós-guerra, serão apresentados os elementos que constituem a estética do diretor, denominada pelo adjetivo "felliniano", que aponta na direção de uma poética formada pelo elemento onírico. Influenciado pela psicologia junguiana, Fellini incorporou em sua obra as memórias, os sonhos e as fantasias. Permaneceu, no entanto, fortemente vinculado à realidade. Foi roteirista e diretor de uma filmografia de 25 títulos,  dos quais vários são obras primas definitivas, cujos trechos serão apresentados em aula.



Conteúdo programático

Aula 1
  • Biografia: origem, formação, entrada no cinema;
  • Contexto: o cinema italiano no pós-guerra, o início com os companheiros do Neorrealismo;
  • Características que fazem de Federico Fellini um autor do cinema.



Aula 2
  • Visão da filmografia em perspectiva histórica: as fases do cineasta;
  • Marcas da estética felliniana: as memórias, os sonhos, as fantasias;
  • O artista genial e a criação de obras-primas.



Ministrante: Fatimarlei Lunardelli

Jornalista com mestrado e doutorado em cinema pela USP. Autora dos livros "Ô Psit: O Cinema Popular dos Trapalhões" (1996); "Quando Éramos Jovens: A História do Clube de Cinema de Porto Alegre" (2000) e "A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960" (2008). Foi professora de Teoria, Crítica e Análise fílmica na Unisinos. Produz e apresenta o programa de cinema Filmes & Trilhas na Rádio da UFRGS.






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sábado, 18 de outubro de 2014

Charlie Chaplin



Apresentação

Charlie Chaplin, considerado uma das estrelas fundamentais dos primeiros dias de Hollywood, viveu uma vida interessante, tanto em seus filmes quanto por trás das câmeras. Ele é mais reconhecido como um ícone da era do cinema mudo, muitas vezes associado ao seu personagem mais popular, o eterno vagabundo "Carlitos", caracterizado como um homem simples e ingênuo, com o bigode escovinha, chapéu-coco, bengala de bambu, e um caminhar divertido. Mas para a história do cinema ele foi muito mais do que isto.


Foi um artista com ideias sociais e um diretor com características autoritárias. Suas obras foram evoluindo tecnicamente e Chaplin desenvolveu uma veia perfeccionista que resultou em filmes clássicos cultuados pelo grande público. Podemos ver ideias de Tempos Modernos (1936) em The Floorwalker (1916), assim como as bases de O Grande Ditador (1940) em Shoulder, Arms (1918).
O que levou Chaplin a criar Carlitos? Como sua vida pessoal se mistura com a sua arte? Quais as inspirações para os grandes clássicos?


Objetivos

O curso O Cinema de Charlie Chaplin: Do Pastelão à Crítica Social, ministrado por Christian Farias, vai analisar quatro pontos da vida de Charles Spencer Chaplin, fundamentais para entender e desvendar sua carreira: a vida, a obra, os problemas e os conflitos sociais que influenciaram suas ideias e sua herança cultural.



Temas
  • A vida de Charles Spencer Chaplin
  • A comédia no cinema mudo
  • A grande rivalidade: Chaplin, Harold Lloyd e Buster Keaton
  • As produções de Chaplin e a busca pela perfeição
  • As questões sociais por trás das obras
  • Os problemas políticos pessoais de Chaplin
  • Chaplin x Hitler
  • O Vagabundo
  • A comédia e o drama
  • A evolução da arte de Chaplin


Ministrante: Christian Farias

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Cinema pela PUCRS. É pesquisador e apaixonado por comédia clássica, tendo seu trabalho sobre Charlie Chaplin aceito como acervo no museu de Chaplin, na Itália. Já dirigiu dois curtas e participou de produções jornalísticas de rádio, internet e TV.





Curso
O CINEMA DE CHARLIE CHAPLIN:
DO PASTELÃO À CRÍTICA SOCIAL
de Christian Farias

* Datas: 06 e 07 de Novembro de 2014 (quinta e sexta)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - Centro - Porto Alegre / RS)
* Investimento: R$ 70,00 (Valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições).
* Formas de pagamento: Cartão de Crédito / Boleto / Depósito bancário
* Material: Apostila e Certificado de participação

* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

* Realização:
Cena UM - Produtora Cultural

* Patrocínio:
* Parceria:

* Apoio de divulgação:


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:


1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Cartão de Crédito / Boleto: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do "PagSeguro".
3) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Filme Noir



Apresentação

O Noir, como objeto artístico, é “o gênero que nunca existiu”. Durante sua ocorrência original, localizada em algum ponto entre o princípio dos anos 40 e meados dos 50, nem indústria, nem crítica, nem público jamais utilizaram o termo, em terras americanas, em referência ao que hoje se cultura como Filme Noir.


Foram os franceses os seus criadores, e não os americanos. Privados de cinema hollywoodiano durante a Ocupação, os franceses viram-se diante de uma leva de filmes que incluía Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, John Huston, 1941); Laura (Otto Preminger, 1944); Até a Vista, Querida (Murder, My Lovely, Edward Dmytryk, 1943); Pacto de Sangue (Double Indemnity, Billy Wilder, 1944); Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window, Fritz Lang, 1944); Assassinos (Robert Siodmak, 1946); A Dama do Lago (Robert Montgomery, 1946); Gilda (Charles Vidor, 1946) e À Beira do Abismo (The Big Sleep, Howard Hawks, 1946). Então, em 46, o crítico e cineasta Nino Frank, em alusão à “série noire” (coleção editada na França contendo obras da literatura policial hard-boiled americana, base para a maioria desses filmes), cunhou o rótulo “Noir”.

O Noir não é gênero, nem tom, nem estilo. É um fenômeno, e acima de tudo social. A maior prova de que existe? A fascinação que produz, o desejo que desperta: a “mística noir”.



Objetivo

O curso FILME NOIR: CINEFILIA & SEXUALIDADE, ministrado por Fernando Mascarello, vai tratar das bases e do conceito que permeia toda a produção cinematográfica do período, enfocando com destaque a estética fílmica e o comportamento (a)moral das personagens, particularmente das femme fatales, figuras indissociáveis do imaginário clássico do noir.



Temas

  • Afinal o que é film noir?
  • O contexto histórico
  • A invenção do termo na França.
  • Noir, cinefilia e cinema de autor.
  • Os EUA do pós-Segunda Guerra Mundial.
  • Noir é gênero?
  • Definindo o noir.
  • O embate Masculino x Feminino.
  • Femmes fatales e triângulos amorosos.
  • A estética e a iconografia noir.
  • O termo noir nos EUA.
  • Neonoir ou o noir contemporâneo.
  • Cinefilia, sexualidade e o noir.



Ministrante: Fernando Mascarello

Doutor em Cinema pela ECA/USP, Professor do CRAV (Curso de Realização Audiovisual) e Coordenador da Especialização em Cinema na UNISINOS, organizador dos livros História do Cinema Mundial (7a. ed.) e Cinema Mundial Contemporâneo (2a. ed.).



















Curso
FILME NOIR: CINEFILIA & SEXUALIDADE
de Fernando Mascarello

* Datas: 24 e 25 de Outubro de 2014 (sexta e sábado)
* Horário: Aula 1 (sexta) - 19h30 às 22h  /  Aula 2 (sábado) - 09h30 às 12h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre / RS)
* Investimento: R$ 70,00 (Valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições / VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO!).
* Formas de pagamento: Cartão de Crédito / Boleto / Depósito bancário
* Material: Apostila e Certificado de participação

* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

* Realização:
Cena UM - Produtora Cultural

* Patrocínio:
* Apoio Cultural:

* Parceria:
Espaço Vídeo


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:


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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Quadrinhos no Cinema - Edição Caxias do Sul



APRESENTAÇÃO

O Cinema e os Quadrinhos surgiram praticamente juntos, no final do século XIX. Naquela época os experimentos cinematográficos buscavam o refinamento tecnológico que proporcionasse a experiência dos filmes em grande escala para audiências cada vez maiores. A própria gramática do Cinema não havia ainda encontrado sua forma definitiva naqueles tempos pioneiros. Simultaneamente, os Quadrinhos se consolidavam como uma forma popular e barata de "narrativa pictórica". Surgiam, portanto, novas formas de contar histórias, além da Literatura e do Teatro.


A ideia de narrativas ilustradas por imagens vem desde o tempo dos homens das cavernas, que rabiscavam suas "histórias" nas rochas. A inevitável aproximação dos Quadrinhos com o Cinema se deu desde os primeiros momentos. Os pioneiros irmãos Lumière (créditos historicamente como criadores do Cinema) buscaram inspiração numa "história em quadrinho" da época para um dos pequenos filmes curtos apresentados na histórica primeira sessão de cinema, em dezembro de 1895, num Café em Paris.

Há, sem dúvida, grandes diferenças entre a tela de cinema e uma página de revista, no entanto, as duas linguagens são em certa medida complementares, pois são fruto da cultura de massa. Por surgirem quase simultaneamente, Cinema e Quadrinhos compartilham características, sem perderem suas particularidades narrativas. Ao longo do tempo, em épocas distintas, se aproxima e se afasta do universo dos Quadrinhos. Atualmente estamos vivendo um dos momentos mais fortes desta relação. O espetacular resultado financeiro das adaptações cinematográficas da última década consolidou um formato hegemônico que conquista cada vez mais e mais público. Mas, fica a pergunta: "Até quando dura esta Era de Ouro?"



OBJETIVOS

O curso QUADRINHOS NO CINEMA: UMA HISTÓRIA QUADRO A QUADRO, ministrado por André Kleinert, vai passar a limpo a história da relação entre Cinema e Quadrinhos, analisando as linguagens; as principais adaptações; a estética dos Quadrinhos que influencia o Cinema e vice-versa; a importância das grandes editoras e a estratégia da indústria cinematográfica.

Não é necessário nenhum pré-requisito para participar desta atividade. O curso é aberto ao público em geral interessado no tema.




TEMAS
  • Como ocorre a aproximação entre os Quadrinhos e Cinema? Os pontos em comum entre as linguagens formais das duas mídias.
  • Universos paralelos / Universo único: os níveis de realidade em que Cinema e Quadrinhos se relacionam.
  • Origens das indústrias cinematográficas e dos quadrinhos: perspectiva e semelhanças históricas.
  • Cineastas quadrinistas ou Quadrinistas cineastas? Artistas que transitam entre as duas mídias;
  • Seriados cinematográficos: os primórdios da transposição cinematográfica dos quadrinhos.
  • Marvel e DC: breve história editorial e a saga de seus principais heróis na tela grande.
  • Alan Moore e Frank Miller: a acidentada trajetória de dois mestres no cinema.
  • As principais escolas e gêneros dos Quadrinhos adaptados para o Cinema. Quadrinhos underground e independentes norte-americanos.
  • Terror: como as editoras EC Comics e Warren Publishing influenciaram o horror cinematográfico moderno.
  • França (Metal HurlantAsterix e Lucky Luke); Itália (TexDanger Diabolik e o vasto universo dos fumetti) e Japão (mangás - samurais, ficção científica, magia e super-heróis).
  • Brasil: o talento multimídia de José Mojica Marins ("Zé do Caixão"); Ivan Cardoso e Paulo Biscaia Filho.
  • A pós-modernidade na relação Quadrinhos x Cinema.
Ministrante: ANDRÉ KLEINERT

Autor (juntamente com Hiron "Goida" Goidanich) da "Enciclopédia dos Quadrinhos" (Editora L&PM). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e diretor de programação do Clube de Cinema de Porto Alegre. Escreve regularmente sobre cinema e música. Criador do blog "Anti-Dicas de Cinema".





Curso
QUADRINHOS NO CINEMA:
UMA HISTÓRIA QUADRO A QUADRO
de André Kleinert


  • Datas: 08 e 09 de Novembro (sábado e domingo)
  • Horário: 09h30 às 12h
  • Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia (Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho - Rua Luiz Antunes, 312 - CAXIAS DO SUL/RS)
  • Investimento: R$ 50,00 (valor promocional de R$ 40,00 para as primeiras 15 incrições / Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
  • Formas de pagamento: Cartão de crédito / Boleto (via PagSeguro) ou Depósito bancário
  • Material: Apostila e Certificado de participação

INFORMAÇÕES
cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

Realização
Cena UM Produtora Cultural
Unidade de Cinema e Vídeo
Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul



INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Cartão de Crédito / Boleto: após enviar o formulário, retorne a esta página e clique no botão do "PagSeguro".
3) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
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